segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

faltam ouvidos

A fala
A necessidade de se manifestar. O que pode justificar a profissão professor.
A fala poderá materializar-se; do desejo no real.
Quando essa fala é calada. E pode ser por várias circunstâncias: repressão de superiores, através de Direção castradora. Ou pior ainda por alunos que não aceitam e não querem OUVIR. Cria-se uma ansiedade, que intensifica na medida em que o tempo passa até transformar-se numa Depressão.
A necessidade da fala. A necessidade de se fazer ouvir.
“Uma lufada de vento distante soprou e passou através do topo das árvores uma onda, fazendo das folhas movimento, dos frutos desprendimento e das flores adeus, embaralhando pensamentos meus.
O sol já tinha deixado o vale para escalar as encostas das montanhas. Fazendo sombras calmas, refrescando corpo e alma naquele amarelado entre as árvores, o pensamento ganha com o aprendizado só encantamento.
Sempre quis e fiz do sério uma ironia; transgredindo no lúdico a repressão, o autoritarismo quando não podia vomitar com um não. Quando me queriam lúgubre, inconscientemente me tornava luminário para os condicionados a ser sem pensamentos. A revolta.
Quando a maioria rezava o hino da ditadura militar eu cantava a internacional carregava Brecht. Quando as mentes perfiladas obedeciam aos senhores eu virava as costas, Se falavam Pátria mãe eu entendia madrasta.
A lua escondida, não apontavam as mortes dos meus iguais. Os gritos, os desaparecidos a maioria não sabiam que haviam muitos porões e canalhas arrancando unhas, afogando, calando os que se aventuraram, a saber, pensar. E eu? Estava na contramão do tudo isso. do nada disso, cantando é proibido proibir, gente vamos embora esperar não é saber, porque beber esta bebida amarga. As leituras que acrescentavam indignação permitiam a lucidez como; “cartas da prisão e nas entrelinhas dos jornais censurados e a dor de vozes comungadas. Caladas pra sempre. E se descobrem que penso?

4 comentários:

Mih*Salem disse...

Incrivel mesmo, o momento de nossa sintonia, me assustou este texto pois pensei até em complemento, cada um retratando com suas palavras é claro...

Uma semana absurdamente boa pra ti!

Anônimo disse...

A magia de ser um professor é aprender sempre; Com cada aluno que encontramos pelo caminho.........

Ester disse...

Aprecio bastante suas passadas no meu blog!
Gosto do que leio aqui também, por isso estou lincando vc, para encurtar mais a distância.

bjs!

Mih*Salem disse...

Gostaria de ler estas tuas reflexões em algum oportunidade...

respondendo sua pergunta, ficar diante do fogo é uma das coisas que mais gosto de fazer,o mito que envolve a historia me parece fascinante...

blesses