terça-feira, 28 de julho de 2009

A violência se explica pela educação.(falta)


Como ensinar, se os alunos não se dispõe a aprender? Eles em suas casas já não brincam (a infância foi-lhes surrupiada) a sociedade de consumo fizeram deles pequenos consumidores... Já não se brinca mais, brincadeira é para a infância... As brincadeiras de roda, e tantas outras aprendidas e compartilhadas na construção da amizade e solidariedade; desaprenderam a compartilhar e desenraizar o egoísmo, seus pais frustrados, e diante do Deus televisão já não mais dá atenção, e compensam com presentes e com parabéns a você eles agora alunos não tem espaço físico e nem da alma, tudo está cronometrado pelas imagens tanto da TV quanto do computador, eles ficam desesperados para vir pra escola, quando estão de férias morrem de saudades da escola. Mas não é por causa do professor e nem do ESTUDAR, e sim, encontrar-se com os seus pares, está ansioso para conversar, brincar de alguma correria de alguma empatia de alguma zombaria, e até, pasmem, outro dia destes uma criança, adolescente de 10 anos diziam entre os seus "-estava convidando", seus coleguinhas para irem à sua casa, mas não deveriam esquecer a camisinha (...)
Na sala de aula: no dia a dia dos profissionais da educação:
Muitos dos alunos aqueles em "idade" de criança e os mais crescidos já em idade de compreender o que deveria ser uma escola estão tão perturbados emocionalmente que nem sequer fingem prestar atenção. É o quebra-quebra ainda não concretizado á caminho do caos

2 comentários:

Rose Tunala disse...

Dizem que a educação está sendo modernizada. Mas que estímulo um aluno tem para ir à escola? Não é mais atrativo ficar diante da TV, da net, ou ficar pelas ruas, no ócio?
O que há de lúdico hoje na escola? O que há de agradável?
Aulas massantes, conhecimentos, teorias, teoremas, idéias pré concebidas...Isso tudo acaba emburrecendo nossos alunos.

Cida Cotrim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.