sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O TRABALHO EM SALA DE AULA










Nestes tempestuosos tempos apocalípticos de grandes incompreensões:
Tenho trabalhado sério.
E está é a marca genética e de educação que meus pais me passaram, desde antes, talvez quem sabe na gestação daqueles nove meses de ansiosa espera por este rebento.
Acredito sem muita fé que a incompreensão por eu ser uma pessoa que tem na ironia e no descaso com as leis autoritárias uma insensatez que até alguns puros se resvalam de indignidade e despudor.
Investigando por que será que sou tão criticado no meu trabalho por aqueles que me vigiam e são mal pagos para ser meu escudeiro de controle no dia a dia de meu trabalho mal remunerado.
A maior critica que tenho sofrido nestes anos de batalha: eles nem sabem que é por eu ser consciente da importância do meu trabalho de educador no sentido nato do termo. Sou na verdade:
Criticado por somar emoção e sentimento a conhecimento. Nem sabem os incautos que pouco me importo com seus despudores recalques.
Sofremos (sofro) com as criticas, mas não podemos mudar nosso jeito de ser; não faz sentido reprimirmos nossas paixões e esperanças. Impulsionado pelo amor e dedicação aos adolescentes, seres humanos em fase de formação buscando sua identidade.
Apesar das dificuldades da época, fui um jovem privilegiado por ter podido conviver com grandes festivais de música popular brasileira. Num momento de grandes turbulências culturais e políticas. Ter acompanhado a luta do meu povo por mais justiça e menos miséria. Cheirado bombas de gás lacrimogêneo foi à marca daqueles dias,
O meu aprendizado maior foi ter lido os grandes escritores e aprendido um pouco com cada um deles, além é claro da formação na teologia da libertação, onde Francisco de Assis, também era um exemplo a ser seguido.
Nesta sociedade que vivemos particularmente a pátria mãe Brasil. Luto. E o que quero?- Nenhum filho seja enganado e tratado como enteado de uma madrasta chamada mãe.
Brasil terra das mais desiguais do planeta. No Brasil, o capitalismo atinge níveis fantásticos de selvageria e brutalidade. Oitava em desigualdade social entre 177 países.
Brasil 180 milhões de habitantes – 40.000 homicídios anuais.
No Big Brother Brasil, a emissora fatura estimulando a participação telefônica, e no Criança Esperança ganha uma fortuna na dedução do imposto de renda com o montante entregue ao Unicef. O dinheiro arrecadado é tirado de cada cidadão, mas o abatimento é da Globo. Não é um caso típico de estelionato.
Enquanto o sistema procura formar multiplicar consumistas, a educação empenha-se em formar cidadãos. Para o primeiro, o individuo é tanto mais capaz quanto mais competitivo e centrado nos próprios interesses. Para a educação, trata-se de formar pessoas solidárias altruístas, generosas.
Precisamos de uma revolução no nosso método educacional, para ensinar nós e aos nossos filhos a pensar, questionar e ter coragem de agir. Quando tiver de comprar alguma coisa, faça-o de maneira consciente; sinta-se comprometido com o que faz.

15 comentários:

Ester disse...

Oi Irineu!!

estou passando para deixar-lhe um convite:

estou promovendo uma Blogagem Coletiva cujo tema é "Inclusão Social", talvez queira participar,

se quiser passe no meu BLOG ESTERANÇA e saiba mais detalhes,


abraço,

Ester disse...

Sim, se vc leu o que escrevi no blog, é aquilo mesmo. Vc participará junto com os outros participantes postando um texto, artigo ou vídeo, desenho, etc. dentro do tema "Inclusão Social"

conto com vc!

bjs!

MS disse...

... compreendi 'profundamente' sua mensagem/desabafo!

Preocupe-se consigo mesmo nessa senda de 'educar' ou melhor ajudar a 'formar' seres! Não para comprar! Para questionar, seleccionar, distinguir!
E que bom! Já que mistura emoção com conhecimento!

Quanto aos aprendizados... concordo! Os livros esses grandes 'tratados' de vivências!

Um abraço

Líria disse...

Querido Irineu
Ultimamente, tem sido só a Mariazita a postar no Lírios. Os estudos absorvem-me muito tempo, e como estão em primeiro lugar, a Mariazita tem me feito o favor de manter o blog activo. Não sei se ela vai querer fazer isso muito tempo. Vamos ver, senão terá que fechar.
Como ela tem estado ausente, resolvi eu postar um poema da minha poeta preferida - Florbela Espanca.
Espero que vás ver e que gostes.

Gostei muito do teu texto.
Apesar de eu ser estudante, sei apreciar outros pontos de vista.

Até sempre

Beijos da Líria

Ema Pires disse...

Espero que tenhas recebido o meu comentário e agradeço a tua passagem pelo meu blog.
Sinto muito sofrimento quando te leio. Tens um trabalho difícil, mas podes pensar que a educaçao so depende de ti.
Vive e sê feliz. Quando se quer, pode-se.

Ema Pires disse...

Olá Irineu,
Obrigada pela sua passagem pelo meu blog.
Nao, nao sou geografa, mas gostava de ser. Interesso-me muito por essa matéria e pelos minerais em particular. Ainda estou a tempo de aprender sobre geologia e outras coisas deste que eu gosto tanto.
Mas nestes momentos, nao faço mais nada que trabalhar.
O seu blogue é muito interessante e se me deixar vou pôr um link no meu.
Voltarei com certeza.
Um abraço

Ana Maria disse...

Obrigada pela visita.
Também sou uma educadora, só que já me aposentei.
É um trabalho penoso.
Mas fazemos com dignidade.
Beijinhos!

Lib - M Liberdade O. dos Santos disse...

Obrigada pela visita e pelo gentil comentário.
Voltarei mais vezes aqui!
Abraço fraterno.

Josely Bittencourt disse...

olá irineu, agradeço a visita!


é isso aí, Ô fício...

Saara Senna disse...

Olá Irineu!

Obrigada pela visitinha.
Passando para desejar uma ótima semana!

Beijo grande :)

Unknown disse...

Trabalho dificil mesmo ne Irineu mas de grande valia.....

abraços

Anônimo disse...

Assim como vc costuma fazer, vou deixar minha opinião sobre o seu blog. "Visitei, de nada gostei."

Sonia Schmorantz disse...

Vim ler um pouco e deixar um abraço, agradecendo a visita e desejando um ótimo domingo.

Celamar Maione disse...

Devemos fazer das críticas reflexão.
É um caminho para a nossa melhora.
Educar é uma grande responsabilidade.
Valeu pela visita.
Beijão

Cris Animal disse...

Oi Irineu, cheguei de viagem hoje e vim aqui agradecer sua visita e linkar vc....gostei!
Grandes protestos.....rs
Não sei o que houve com o tempo e com as pessoas, mas uma coisa é certa: acho que andam em coma profunda. Aceitam o inaceitável pq é mais fácil e lutar....ahhhhh....lutar dar trabalho.
Voltarei aqui.
Beijo grande
...............Cris Animal