quarta-feira, 19 de outubro de 2011

uma primeira aula nos primeiros anos.

Olá pessoal – sou professor de História – Vou fazer da minha fala nesta aula, minha apresentação, e ir falando como será o trabalho que estarei desenvolvendo e como será apresentada a matéria durante o ano letivo.

A matéria de trabalho é História e meu nome está na lousa, porque sempre alguém pergunta no decorrer da apresentação.
E como vamos trabalhar a matéria e como vou aplicar a didática?
Então será esta a minha conversa com vocês.
No decorrer das aulas, no dia a dia; alguns poderão perguntar:
Quando estiver apresentando alguma dinâmica que é também uma forma de fazê-los participar e se envolverem nos temas que vou e vamos apresentado em cada aula.
Alguns temas fora dos conteúdos relacionados aos temas históricos serão acrescentados dentro do contexto social e histórico para que percebamos a importância da nossa interação com o todo. E também da importância de cada um de vocês.
A relação das várias matérias que aparentemente são distintas, mas no dia-a-dia; perceberão que “o tudo” que nos leva ao conhecimento, tem em algum ponto um entroncamento.
E a importância vocês estarão percebendo na medida em que vamos interagindo na busca do conhecimento, o conhecimento como um todo deveria ser o grande objetivo dos profissionais de qualquer lugar que se queira ser chamado: Escola.
Muitos de vocês; os que já gostam e os que pensam e acham que não gostam.
Espero e vou dobrar e redobrar-me para que a partir dos estudos todos vocês e porque não dizer; todos nós: eu ele tu nós vós eles, se transformem e me transforme em cada aula, a gostarem e se deliciarem com a História, com o saber histórico e sentirem a delícia de saber os caminhos que nos levarão a cada vez mais a ter mais e mais conhecimento. O conhecimento castrado, negado, surrupiado.
Não serão todos, que estarão despertando para o conhecimento, mas tenho certeza que ao final do curso muitos que até nem gostavam de ouvir falar na matéria História estarão modificados pelas descobertas e irradiando-se de alegrias pelo crescimento acrescentados com o saber.
Seremos todos alunos e professor ainda melhores nestes mistérios que nos querem negar, mas nós todos com nossa sede e vontade arrombaremos a porta do saber nesta caminhada que faremos juntos neste caminho da História.
Primeiramente, gostaria de fazer uma pergunta para a classe. Parece pela lista de presença que temos quase 50 alunos para ser mais exato temos 48 alunos. Não importa, não conheço ninguém.
Bem olhando com mais atenção percebo que conheço um ou dois alunos. Queria que vocês pensassem; coisa difícil nos dias de hoje.
Aqui 90% com certeza não sabem o que fazem aqui. A mãe o matriculou quando tinha sete anos, pegou pelo braço e o levou a escola, e até hoje o "cara" vem pra escola como um "robô". Robô faz tudo sem pensar - a partir desta aula espero que alguns robôs passem a ser pessoa, eu quero que vocês pensem.
E para isso precisam prestar atenção, precisam deixar velhos hábitos e se vestir do novo e o que é o novo?
O novo é estar iniciando um novo curso, iniciando a universidade, iniciando um 2ºgrau ou coisa que o valha.
O novo são tantas coisas que estarão acontecendo a cada dia a cada minuto aqui nesta escola que vocês precisam ficar atentos para não perder o fio da meada.
Vamos ver o "porque" estão condicionados a não pensar.
Vamos descrever o que é classe social e como está distribuída no Brasil.
Quem produz e, o que produz e o que é produção, de onde vem a produção? O que é a riqueza produzida, o que é governo e pra que governo? O governo governa quem? E pra quem?
São tantas questões que vocês irão descobrindo a cada momento, descobrindo vejam bem; com consciência, com sabedoria.
Descrever: faço um desenho na lousa e vou descrevendo a sociedade de classes - os interesses de cada fator e centralizo a fala na questão relacionada à educação- os vários fatores que inibem e oprimem aqueles que estão fora dos interesses de mercado.
E como o mercado regula e domina todos os meios, principalmente o ideológico.
E relacionar o analfabetismo - descrever escola de péssima qualidade interessa a que tipo de interesses. Descrever os que questionam e os que não questionam.
E o que faz mudar = o conhecimento = de onde vem = LIVROS. Por que bibliotecas cheias de livros e vazias de leitores? E vou transmitindo os “porquês”
Por que o livro é tido como chato? Por que a escola é chata, nada é agradável. Por que não reprova? Por que o crescimento das faculdades em todo país, e o numero de estudantes é cada vez maior e, paralelamente o ensino caiu? E como caiu.
Quando início com os primeiros anos - cito - está é a minha "sina" aqui nesta escola nsp desde que trabalho procuro não “pegar” os primeiros anos e sempre, quase todos estes anos “sobra” os primeiros anos e agora novamente eu Irineu com os primeiros anos.
- ai começo: desgraçadamente outra vez acabei pegando os primeiros anos- não que eu queira, mas é que não havia outra saída. Mas por que digo isso?
Pra vocês saberem que é difícil trabalhar com os primeiros anos, principalmente no início do ano quando os alunos estão vindos de várias escolas diferentes e cada um com um costume e práticas e terão que estar se moldando ao novo estilo e regras desta escola em que fizemos a opção de ter certa disciplina para podermos levar a diante o nosso trabalho.
E estes detalhes dão trabalho, portanto, os primeiros anos dão-nos mais trabalho do que as outras séries.
Mas, vamos levando adiante esta missão. Espero que mais lá na frente até o final do ano vocês estejam mais disciplinados e também mais motivados a levar a sério os seus estudos este é o nosso objetivo.
Depois da polemica com a palavra desgraçadamente venho novamente ate vocês para me explicar:
Há um costume – meus pais também tinham esta mania de dizer – não diga desgraçado- que trás mau agouro. Bem então sei também que alguns pais podem pensar assim como meus pais.
E ficarem preocupados – mas não a ponto de irem até a escola para “querer saber, instigar a direção a tomar providencias com o tal professor que numa aula de apresentação falou em desgraçadamente.

Então: vai minha defesa e explicação: GRAÇA vem do latim- palavra gratia. GRAÇA O QUE TORNA A VIDA MAIS ENGRAÇADO E O QUE FAZ. Des=nada engraçado= DESGRAÇADO+ desgraçadamente eu não tive a sorte de estar com outras séries... GRAÇA= engrandecido- cheia de graça. “Ave Maria cheia de GRAÇA” – você é uma gracinha, elogio, delicadeza etc.

Descobri para minha surpresa e desanimo que minhas aulas esbarravam em barreiras estranhas e invisíveis. Eu que sempre acreditei que os alunos fazem a aula. Aquelas salas de aula, alguns pareciam atentos e interessados, mas por mais que eu tentasse, não conseguia transmitir minhas idéias principais. Não eram alunos querendo aprender alguma coisa ou mesmo no prazer do estimulo intelectual. Eles não interessavam em ouvir o que eu dizia. Mas prestando atenção nos erros, as fraquezas da argumentação. A agressão foi a explicação que dei para tamanha dês-sintonia. Ninguém poderá apresentar idéias (aula) a não ser que tenha certeza de que elas serão, pelo menos, ouvidas.E estas averbações é para mostrar para imim mesmo como foi dificil lidar com Diretores e com alguns pais com problemas sérios de libido mal resolvida.Sempe tinha que me explicar. e esta é uma das explicações.Ufa!



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